Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2022

Resenha: O Livro do Amanhã - Cecelia Ahren

 

"Pergunto-me se Deus pode ver uma saída para mim e mamãe. Se eu vejo a janela aberta para a mosca, Deus vê os amanhãs para mim e mamãe. Essa ideia me consola. Bem, me consola até eu sair da sala, retornar algumas horas depois e ver a mosca morta no parapeito". p.18
Tamara é uma adolescente de 16 anos, que um belo dia tem seu mundo de riqueza e futilidade, virado de pernas pro ar: seu pai cometeu suicídio, pois estava completamente endividado.
Além de ter perdido seu pai, a garota perde seus amigos, o colégio, a casa e se vê se obrigada a morar com a mãe, na casa dos tios que é um antiga guarita de um castelo.
Para se ter uma idéia, a cidade mais próxima é a 15 minutos de carro, não há nada perto da nova casa, a não ser um bangalô e uma casa de freiras.
Tamara que sempre teve tudo o que quis, e nunca deu valor para nada, se vê sozinha nesse novo território.

Objetos começam a sumir, coisas estranhas acontecem, sua tia Rosaleen aparece nos momentos mais inoportunos, vigia a menina o tempo todo, a mãe de Tamara, Jeniffer,  que sempre fora articulada e falante, não faz outra coisa a não ser dormir. 
Tamara tem uma chance de ter seu mundo mais animado quando passa Marcus com seu ônibus, que na verdade é uma biblioteca itinerante. Nele, a garota descobre um livro que se revela seu diário, sempre contando o dia de amanhã. Mas será que alguém acreditará nela? Será que o que ela ouve, vê e pensa não é   coisa da sua cabeça?
Nesse momento a trama fica cada vez mais envolvente, cheia de mistério, suspense e leva o leitor a um final  inesperado!
"As mentes se abrem mais tarde na vida, pela tragédia ou pelo triunfo. Ambos funcionam como a chave que abre e ergue a tampa daquela caixa que sabe-tudo e aceitam o desconhecido, dizem adeus ao pragmatismo e às linhas retas". p. 10
Eu adorei "O Livro do Amanhã".
Além de ser um livro onde se tem uma lição que o leitor reflete sobre as personagens, sobre sua evolução e vida, eletem um ponto muito forte: SUSPENSE!
Em determinado momento eu não conseguia parar de ler, porque simplesmente queria saber o final, o que estava acontecendo de fato, quais eram os mistérios.
O livro é narrado em 1a pessoa: Tamara. A garota conta a estória e conversa com o leitor, você sente que ela está mesmo te contando, narrando os fatos, como ela se sente, como era sua vida, como maltratava os pais para ter só um pouco de atenção, como sua vida era fútil, e no decorrer da trama, vemos como nossa protagonista vai amadurecendo.
O enredo é bem amarrado, as personagens são bem descritas, a narrativa flui e principalmente depois da página 130 fica muito mais interessante.
A autora Cecelia Ahren é conhecida por ter escrito "P.S.: Eu te amo" que foi adaptado para o cinema, e que é um romance lindo, super fofo! Já "O Livro do Amanhã", não tem muito romance, mas sim aventura, suspense, e muita adrenalina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie: Dê a sua opinião!!
Ela é super importante!!
Se fez a receita, me conte!
Se tem uma sugestão, me fale!!
Ou escreva para: nacozinhacommarcela@gmail.com
Escreva! Eu adoro ler os comentários!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...