Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2022

Resenha: Cadê você Bernadette? - Maria Semple

 

"Uma vez, quando eu era criança houve uma caça aos ovos no country club numa Páscoa, e eu encontrei um ovo de ouro que me deu direito a um filhote de coelho (...) nós levamos o coelho para o nosso apartamento na Park Avenue. Eu o batizei de Marujo. Naquele verão, fui para o acampamento de férias e meus pais partiram em direção a Long Island, deixando Marujo no apartamento com instruções para que a empregada o alimentasse. Voltamos no final de agosto e descobrimos que Gloria tinha fugifo havia dois meses. (...) O coelho estava tão desnutrido que se pelo estava terrivelmente longo (...) Suas garras estavam enormes e pior: seus dentes da frente haviam se curvado sobre o lábio inferior (...). Aterrorizada, abri a porta da gaiola para abraçar Marujo, mas, num espasmo de fúria, ele começou a arranhar meu rosto e pescoço. Eu ainda tenho as cicatrizes. Sem ninguém para cuidar dele, o coelho acabou regredindo à selvageria.
Foi o que aconteceu comigo em Seatle. Venha até mim, mesmo que seja trazendo amor, e eu vou te estraçalhar de arranhões." pág. 154/155

O texto acima é longo, mas me tocou profundamente, porque o que busco num livro é sempre a parte emocional/psicológica das personagens, e mesmo que não pareça tão claramente, todo bom livro nos dá essa oportunidade que é um verdadeiro aprendizado.
"Onde esta você Bernadette?" não é um livro qualquer, primeiro porque você começa a lê-lo e não dá nada por ele, mas a partir que as páginas vão passando, o leitor percebe o quanto profunda pode ser a sua leitura.

Berbadette Fox é uma mulher de 40 anos, mora numa casa que antes tinha sido um colégio de meninas, tem uma filha de 14 anos chamada Balakrishna (e esse nome não é à toa! Quando a pequena Bee nasceu, ela teve má formação do coração e imediatamente foi operada. Segundo Bernadette, a menina nasceu azul e ninguem esperava que ela vingasse, porem dias depois, quando a menina já estava melhor, a mãe colocou o nome de Balakrishna que é uma deusa azul, significando o milagre dela ter resistido e pela cor de Bee em seu nascimento)

Segue foto da deusa hindu

Pois bem, voltando ao enredo, Bee éa melhor aluna do colégio Galer Street, e como presente de formatura pede uma viagem à Antártida.  Elgin, o pai de Bee e marido de Bernadette, é programador da Microsoft, ausente da família, acha que sua contribuição financeira é mais que o suficiente, e esta prestes a lançar o Samantha 2 que é o projeto da sua vida, ou seja, esse não é o melhor momento para a viagem. 
Bernadette é uma mulher que esta a beira de uma ataque de nervos, não gosta de sair de casa, tem uma secretária na India que faz tudo para ela, pois ela detesta Seatle e as pessoas que lá moram. O simples fato de pensar de ir para a Antártida lhe dá calafrios.
Mesmo assim, a família se prepara para a viagem, no entanto, poucos dias antes de embarcar Bernadette some, e Bee faz de tudo para encontra-la.
Não posso fazer uma sinopse do livro sem mencionar Audrey que é uma das mães mais influentes do colégio Galer Street,  vizinha de Fox,  passa seus dias mandando emails para as colegas reclamando de Bernadette e faz a vida um horror.

"Onde esta você Bernadette?" não é um livro convencional, nas primeiras 50 páginas o leitor pode ficar um pouco perdido, porque são emails escritos por Bernadette à Manjula (sua secretária indiana), cartas e memorandos da escola de Bee, emails de Audrey às suas amigas, Bee contando algumas coisas que aconteceram a nós leitores (o que é muito bacana). Tudo isso junto conta muito sobre o perfil de cada pessoa.
A leitura chega a ser hilária em alguns pontos. São 372 páginas que passam voando.

O que mais me tocou nessa leitura é o resgate  das personagens, o aprendizado que elas tiveram, saber aprender com os erros, saber a hora de voltar atrás e se perdoar, perdoar os outros. 
O livro tem uma mensagem forte de que não podemos simplesmente acreditar no óbvio, apenas do que vemos, existe mais coisas por trás de cada imagem, de cada ato, todos temos motivos para fazer o que fazemos, e que cada fase da vida é uma oportunidade de começar de novo. Nada esta pronto, tudo ser construido quantas vezes forem necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie: Dê a sua opinião!!
Ela é super importante!!
Se fez a receita, me conte!
Se tem uma sugestão, me fale!!
Ou escreva para: nacozinhacommarcela@gmail.com
Escreva! Eu adoro ler os comentários!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...