Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2022

Resenha: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks - E. Lockhart

 

"Mas conforme ela ficou vendo Matthew rir junto com Callum, Dean e Alfa, Frankie lembrou como ele a tinha chamado de "embalagem bonita", como ele tinha insinuado que sua mente era pequena, como ele tinha dito a ela para não mudar - como se ele tivesse algum poder sobre ela. Uma parte minúscula dela queria ir até ele e gritar: "Eu posso me sentir horrorosa de vez enquando se quiser! E posso falar para todo mundo o quanto sou insegura, se eu quiser! Ou posso estar bonita e fingir que acho que estou horrorosa, por falsa modéstia - também posso fazer isso se eu quiser. Porque você, Livingston, não manda em mim e nem me diz que tipo de garota eu devo me tornar".
 p.81
Frankie é a filha mais nova do casal Ruth e Sênior, sempre foi a princesinha da casa, mas tinha dentro de si o germem do debate, não é a toa que quando foi para o colégio interno Alabaster, ela logo entrou para o Clube de Debates. 
Frankie é o tipo de garota que não se deixa levar, que pensa e tem um discurso de igualdade de gênero forte, mas mesmo assim era uma garota comum, como todas as outras, uma menina que gosta de música, roupas, e é apaixonada por Matthew Livingston, o cara mais popular e lindo da escola.

Depois das férias de verão, sem mesmo perceber, mudanças físicas acontecem com a garota, ela se torna uma moça bonita e com corpo de mulher, o que faz com que os garotos do último ano olhem para ela, coisa que não fizeram até então. Muitos nem se lembravam dela.

Mas para Frankie não basta ser um rostinho bonito, ela quer ser lembrada pelo o que  é,  pelo o que pensa. Quando ela descobre a Leal Ordem dos Bassês, um clube secreto de garotos ricos e veteranos, e ela não pode participar por ser menina, Frankie consegue fazer uma revolução na escola, com conhecimentos adquiridos na aula de "Cidades, Arte e Protesto" , através de suas  leituras e vivencias pessoais. Ela quer mostrar que não precisa ser menino para ser genial.

Frankie mostra do que é capaz e faz pegadinhas na escola mas como crítica social. No entanto, será que as pessoas entenderão as sua proposta? Será que as pessoas estão preparadas? O que acontecerá com Frankie?

É notável a transformação de Frankie no decorrer do livro e como a escritora conseguiu montar um quebra cabeças tão bem articulado, que todos os fatos narrados tem envolvimento com a trajetória da garota: desde o passeio na praia, o conceito de pan-óptico, o fato de Matthew sempre querer ajuda-la, os livros de Wodehouse e o fato de Dean não se lembrar dela.

A leitura é interessantíssima, instigante e apesar de ser um livro com personagens adolescentes 15-18 anos, eu recomendo a todas as idades, é um livro para se levar pela vida toda, um livro que faz o leitor pensar.

Frankie é genial! É uma personagem forte e doce. Matthew é tão fofo, mas é tão encantador ver que por mais que ela goste dele, ela consegue ver o quanto ele é individualista, clubista, parcial. Essa consciência é importante principalmente porque ela não se ilude e tem decisões claras, ela fica com ele porque quer, sem ilusões.

Os personagens secundários como Trish e Alfa são importantissimos para o enredo, bem construídos e divertidos. Trish é a consciência de Frankie, é a "psicóloga" da protagonista.

Eu senti que gostinho de John Green na narrativa. Achei a narrativa bem parecida com a dele.

"O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks" é daqueles livros onde se tem personagens adolescentes mas que se "encaixa" em todas as idades, a evolução de Frankie e os seus relacionamentos sociais, sempre nos trazem lições de vida e aprendizado. Fora o humor sempre muito bem colocado e uma ironia fina maravilhosa!

Eu realmente não sei se esta resenha esta tão boa quanto deveria ser, porque o livro é ótimo e parece que por mais que eu fale, sempre estou pecando porque tem tantas coisas boa para se falar! Só lendo mesmo!

Sobre o título:
"O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks" tem esse título porque a Leal Ordem dos Bassês tem um livro onde eram registrados todas as suas ações, cujo nome era "O Histórico Infame da Leal Ordem dos Bassês".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie: Dê a sua opinião!!
Ela é super importante!!
Se fez a receita, me conte!
Se tem uma sugestão, me fale!!
Ou escreva para: nacozinhacommarcela@gmail.com
Escreva! Eu adoro ler os comentários!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...