Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2022

Resenha: Me chame pelo seu nome - André Aciman

 

"O verão em que aprendi a amar pescar. Porque ele amava. A amar correr. Porque ele amava. A amar polvo, Heráclito, Tristão e,. O verão em que ouvia o canto de um pássaro, sentia o perfume de uma florou o vapor subir pelos pés em dias quentes e ensolarados e, como meus sentidos estavam sempre alerta, automaticamente pensava nele." pag. 26

Me Chame Pelo Seu Nome é um livro de muitas faces. Altamente erótico e sensível, a estória é contada por seu protagonista Elio. Ele é um rapaz de 17 anos, bissexual, muito culto, filho de pais intelectuais e liberais, e esta passando as férias de verão na Itália.
Oliver foi o candidato aceito pelo pai de Elio, que todo ano recebe um jovem acadêmico em sua casa para ajuda-lo com as pesquisas universitárias.
O livro já começa com o narrador querendo entender como essa atração entre os dois começou. O leitor é contagiado por esse clima de desejo e torce para que Elio seja correspondido, mas até certo ponto Oliver se mostra indiferente e distante, com o tempo os dois se permitem entrar num mundo de prazer e paixão.

Não indico a leitura para adolescentes, eu achei algumas partes bem eróticas, o que não é necessariamente ruim, mas acredito que seja um conteúdo adulto.
O livro é dividido em 4 partes e a quarta e última, para mim, é a mais bonita, com uma sensibilidade ímpar.
Em alguns momentos achei excessivo o uso da descrição de paisagens e lugares ou até mesmo os diálogos em italiano e as explicações sobre escritores.

"-Me chame pelo seu nome e eu vou chamar você pelo meu.
Era algo que eu nunca tinha feito na vida e, assim que disse meu próprio nome como se fosse dele, fui levado a um domínio que nunca tinha compartilhado com ninguém, e que não compartilhei desde então." pág. 158

Confesso que em algumas partes fiquei sem ar...o autor soube como poucos a descrever cenas e atos sensuais. 
As reflexões de Elio sobre esse amor, sobre a indiferença de Oliver, sobre a distância entre eles é muito bonita e até mesmo as reflexões sobre o sexo. Não se trata apenas de um romance LGBT, mas de um romance entre pessoas que se gostam e se sentem atraídas. Fica claro que pouco importa se são dois homens, são sobre tudo dois seres apaixonados.

Paguei R$22,90
postado originalmente em http://mulhericesecialtda.blogspot.com/2018/05/resenha-me-chame-pelo-seu-nome-andre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie: Dê a sua opinião!!
Ela é super importante!!
Se fez a receita, me conte!
Se tem uma sugestão, me fale!!
Ou escreva para: nacozinhacommarcela@gmail.com
Escreva! Eu adoro ler os comentários!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...