Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2022

Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio

 

"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma". p. 11

Extraordinário é um livro mágico, por que faz o leitor pensar, e pensar muito!

Nele ficamos conhecendo o August, um menino que nasceu com uma deformidade facial raríssima e que apesar das 27 cirurgias que se submeteu, ainda é alvo de bullying e chacota.
A estória narra a entrada de Auggie na escola.
Até os 10 anos o menino só tivera aulas em casa com a mãe, e agora os  pais decidem que seria bom que ele se socializasse, e Auggie aceita o desafio.
Chegando na escola, ele é recepcionado por 3 crianças, que teoricamente são as mais boazinhas do colégio,  mas desde esse momento o menino percebe que mesmo na escola, nem todos estão prontos para lidar com  as diferenças.

O maior desejo de August é que todos o vejam como ele se vê: uma pessoa normal, comum! Com um rosto diferente sim, mas só isso!
A leitura é super rápida e fluida, é um livro que você lê numa noite, porque é extremamente interessante, e a linguagem que a escritora usa, nos absorve, queremos mais e mais.
"Extraordinário" é narrado em primeira pessoa, porem como é dividido em diários, cada hora é um integrante da vida de August que nos fala sobre ele, sobre sua própria vida, como se sente em relação a  ele e aos seus sentimentos, carências, medos e inseguranças. Isso faz de "Extraordinário" um livro rico de sentimentos e emoção.

A parte que me chamou mais atenção foi a de Olívia, irmã de Auggie, que se sente só, mas aceita a atenção exclusiva que os pais dão ao menino, por ele ter todos os problemas, ela fala sobre vergonha, culpa, amor. É bem emocionante.

O livro trata da transformação de August, da formação de caráter, do seu desenvolvimento social e humano.
A autora nos faz pensar que apesar dos nossos problemas, os outros também tem problemas e acabamos vivendo nos nossos mundinhos, sem conseguir olhar pro lado. Isso vale pro Auggie, que acaba querendo atenção só para ele, e se esquecendo do que esta em volta.
Com ele, também, aprendemos que as vezes rir da própria "desgraçada" é a melhor saída. Sempre ter senso de humor.

É um livro cativante, cheio de lições de vida, leitura gostosa e  que aquece o coração.
Recomendo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie: Dê a sua opinião!!
Ela é super importante!!
Se fez a receita, me conte!
Se tem uma sugestão, me fale!!
Ou escreva para: nacozinhacommarcela@gmail.com
Escreva! Eu adoro ler os comentários!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...