Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2022

Resenha: Menino de Ouro - Abigail Tarttelin

 

"Olhando para ele agora, Max parece feliz, mas do jeito que alguém fica quando está triste, só que ele faz o seu melhor para permanecer otimista, e eu me pergunto se algum de seus amigos percebe isso. Sempre me parece estranho como as pessoas reparam tão pouco na vida das outras". página 86

Que livro maravilhoso!
É o tipo de livro que tira o fôlego, te faz pensar e que você leva para toda a vida.

Max é um garoto de 16 anos que tem uma família perfeita e rica, ele é popular na escola, capitão do time de futebol, é lindo, seus pais, Karen e Steve, são advogados, o irmão caçula Daniel é seu amigo. Mas Max tem um segredo: ele é intersexual.
"Intersexualidade, em seres humanos, é qualquer variação de caracteres sexuais incluindo cromossomosgônadas e / ou órgãos genitais que dificultam a identificação de um indivíduo como totalmente feminino ou masculino. Essa variação pode envolver ambiguidade genital, combinações de fatores genéticos e aparência e variações cromossômicas sexuais diferentes de XX para mulher e XY para homem. Pode incluir outras características de dimorfismo sexual como aspecto da face, voz, membros, pelos e formato de partes do corpo"
Apesar de sua condição, Max nunca pensou muito sobre isso, ele sempre foi tratado como um menino e sempre se sentiu assim.
Mas como eu  sempre digo que segredo só é segredo se só uma pessoa sabe... Então não podemos dizer que Max tenha realmente um segredo, porque sua mãe na época que o garoto era bebê, acabou contando para sua melhor amiga Leah e seu filho Hunter
Max acaba sempre sendo condescendente com o garoto, pois está nas mãos dele. Hunter sabe a verdade.

A problemática da estória começa exatamente por Max não ter muita informação sobre sua condição, ele não sabe se tem órgãos internos femininos, como são seus cromossomos e etc. Por tudo ser tratado com sigilo pela família, que é extremamente influente na cidade que moram e pelo pai concorrer a cargo público, Max sempre optou por levar a vida sem se preocupar ou questionar isso.

Lá pela página 20 algo terrível acontece e muda para sempre a vida de Max.
Foi uma das cenas mais fortes que eu já li na vida! De tirar o fôlego de qualquer leitor. Penso que é de extrema coragem da escritora, logo na apresentação das personagens, encaixar uma cena tão impactante.

A partir desse acontecimento temos uma estória extremamente humana e emocional pela frente.

"Menino de Ouro" divide-se em 3 partes, são 3 momentos da vida de Max. No entanto, a estória é sempre linear, a leitura é fácil e fluída.

Temos 6 narradores: Max, Daniel, Steve, Karen, Sylvie (colega da escola) e Dra Archie (médica).
Cada uma das personagens relata pontos de vista sobre o mesmo tema: MAX. Ficamos sabendo como cada personagem lida com o que acontece com ele.

Apesar de serem 6 personagens narrando em primeira pessoa, logo ficamos conhecendo cada um deles e é impossível confundi-los.

Karen é uma advogada muito bem sucedida, ela chega a ser manipuladora, mas no decorrer do livro, consegui entende-la, pois quem disse que é fácil ser mãe, não é mesmo?
Steve trabalha para a Coroa Inglesa, vive atolado de trabalho, quase não tem tempo para a família, e no decorrer da leitura, ficamos surpreendidos com ele.
Daniel é o irmão caçula que sempre é comparado ao mais velho, pois todo trabalho que Max não deu na vida, Daniel dá, ele tem gênio forte, é briguento, esperto e inteligente.
Sylvie é uma garota mais emocional, tem acessos de pânico, é observadora e cheia de empatia.

Max é um doce, um garoto perfeito, um menino de ouro, mas no decorrer do livro ele começa a perceber o quanto a vida das outras pessoas influenciam o seu comportamento, o quanto ele muitas vezes se sente uma marionete na mão das pessoas que o cercam.

"Sou um observador passivo da dor à minha volta, Sou o fusível da bomba. Nem sequer acendo, Tampouco escolho quando apagar. Eu não explodo. Eu apenas sou". página 317

"Menino de Ouro"é um livro extremamente emocional, sensível, faz o leitor pensar o tempo inteiro, eu consegui me colocar em cada personagem, entende-los, sofri com eles, e continuo pensando muito nessa estória maravilhosamente bem construída por Abigail Tarttelin.

Eu não dou nota para os livros, mas se desse com certeza seria 10 para "Menino de Ouro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie: Dê a sua opinião!!
Ela é super importante!!
Se fez a receita, me conte!
Se tem uma sugestão, me fale!!
Ou escreva para: nacozinhacommarcela@gmail.com
Escreva! Eu adoro ler os comentários!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...